Ecologia

 

Conheça aqui os melhore métodos de economia de eletricidade, água e demais para uma vida sustetável

 Manual de etiqueta 2.0
Novas idéias para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade.
 

Água

 

1 Vasos sanitários com caixa aclopada utilizam 6 litros de água por descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos ainda mais modernos trazem um duplo botão para 3 e 6 litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade.

 esforço llllll                        

impacto llllllllllllllllllllll           

2 Aquela água que sai da maquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço. 

esforço llllllll                      

impacto lllllllllllllllllllllllllll       

3 Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? Eque nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?

esforço llllll                        

impacto lllllllllllllllllll             

4 Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo de água é possível identificar se os indicadores do hidrômetro continua girando. Se estiverem você está disperdiçando água e dinheiro. 

esforço llllllll                       

impacto llllllllllllllllllll             

5 Uma boa saída para economizar água é fazer uso de aeradores, aquelas peneirinhas instaldas na peneira e até no chuveiro. Eles introduzem o ar, o que proporciona uma sensação de maior vazão e um fluxo mais intenso, mas diminue o consumo de água. 

esforço lllll                          

impacto llllllllllllll                   

6 Assim como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta,ensaboar a louça com água limpa escorrendo pela pia é puro desperdício 

esforço lll                           

impacto llllllllllllllllllll              

Energia Elétrica

 

QUASE 87% DA ENERGIA PRODUZIDA NO BRASIL VEM DE HIDRELÉTRICAS, FONTES LIMPAS, MAS LIMITADAS

 

1 Abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar para comer com a porta aberta des perdiça muita energia

esforço lll                             

impacto lllllllllllllll                   

2Já estão disponíveis carregadores movidos a energia solar para aparelhos eletrônicos portáteis. Eles são um pouco mais caros, mas garantem energia limpa e gratuita para celulares, MP3, MP4, MP5, MP10, ´máquinas fotográficas digitais por anos e anos. 

esforço lllllllllllll                     

impacto lllllllllllllllllllll              

3 Muita gente usa o forno microondas como relógio de cozinha, porque deixa ele ligado dia e noite, mesmo sem uso. Esse pequeno descuido também contribui significativamente para o aumento de consumo de eletricidade. 

esforço lll                              

impacto lllllllllllllll                    

4 Quanto mais tecnologia e novidade acrescenta às geladeiras, mais elas consomen energia; por isso sempre é bom optar pelas mais simples (não esquecendo de verificar a tabela de consumo encotrado nos aparelhos domésticos). Sem contar que esses modelos cheios de "frescuras",como água na porta e degelo automático, também são bem mais caros. 

esfoço lllllllllllll                        

impacto llllllllllllllllllllll               

 

Calcula a tua Pegada Ecológica!

 
Humanidade necessita de dois planetas Terra



Se a Humanidade mantiver o gasto de recursos naturais em 2030, dentro de duas décadas serão necessários dois planetas Terra para manter o nosso estilo de vida. Portugal não foge à regra: consome mais do que pode.
Segundo o Relatório Planeta Vivo 2008, divulgado de dois em dois anos pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mais de três quartos da população mundial já vivem em países com défice ecológico, ou seja o gasto médio de recursos é superior à capacidade de os produzir.


Segundo o WWF, o equilibrio seria mantido caso a média mundial de pegada ecológica fosse de 1,8 hectares por pessoa ao ano. É essa a área estimada de que, tendo em conta população mundial, cada indivíduo precisaria para que o planeta lhe garantisse os consumos actuais e os "lixos" dele resultante.
Portugal tem uma pegada ecológica de 4,4 hectares (ha) por habitante, ou seja, esta é a área em terra e mar "ocupados" por cada pessoa para produzir os recursos naturais de que necessita para manter o seu estilo de vida.
Num lista de 151 países, Portugal figura em 28.º lugar na pegada ecológica, longe da média global mundial de 2,7ha. Mas fica em 95.º no que toca à biocapacidade (área disponível para produzir recursos e reter emissões de dióxido de carbono), que é de apenas 1,2 ha per capita (contra em média global de 2,1 ha).
Feitas as contas, a pegada ecológica, portanto a pressão sobre os recursos naturais, é quatro vezes superior à capacidade biológica do país. "Seriam necessários dois planetas para manter o padrão médio de consumo de cada português", nota o WWF.
A situação agrava-se quanto à pegada da água, usada pela primeira vez pela organização, que avalia as necessidades deste recurso para produzir bens e produtos.
Enquanto o "consumo" médio per capita mundial é de 1,24 milhões de litros de água e por ano, em Portugal esse indicador é considerado preocupante: 2,26 milhões de litros por pessoa/ano. E é preocupante por o país se encontrar na bacia do Mediterrâneo, onde se localizam cinco dos dez países com a pegada da água mais alta.
O consumo mais alto pertence aos Estados Unidos da América (EUA), com 2,48 milhões de litros por pessoa/ano. Os EUA estão aliás no clube dos países com maiores pegadas ecológicas, que são, tal como as da China, superiores em 21% à respectiva biocapacidade. Com uma pegada ecológica média de 9,4 ha, os EUA necessitariam de 4,5 planetas e registam uma pegada 1,8 vezes superior à capacidade biológica, o que traduz um importante défice. A China (com 2,3 vezes) e a Índia (2,2 vezes), porém, suplantam os EUA, vinca o WWF, cujo relatório aborda também a biodiversidade.
Jornal de Notícias 29-out-2008
 
Calcula a tua pegada ecológica aqui